Nem Fox McLeod salvou o Nintendo Digital Event…

nintendo-puppets

Lembro de ter me divertido pra caramba com o que a Nintendo havia nos apresentado na E3 do ano passado. Apesar de já sabermos que a Nintendo não teria o mesmo brilhantismo que poderia ter em uma conferência tradicional, a casa do Mario compensava isso com novidades bacanas para seus consoles.

Infelizmente não foi o que aconteceu desta vez: apesar de alguns bons títulos anunciados, a ausência de grandes franquias da empresa e o abandono praticamente completo do Wii U fizeram do Nintendo Digital Event uma participação bem fraca da empresa este ano.

Bom, vamos ver o que a BigN nos trouxe dessa vez.

Star Fox Zero

Star Fox Zero é o primeiro jogo a ser apresentado. A tão aguardada nova aventura de Fox MacLeod e companhia trará mecânicas de jogo bem variadas graças ao uso do GamePad, o que é ótimo para dar uma bela renovada na franquia. Destaque para a transformação da ArWing em um veículo terrestre bípede, uma ideia que Shigeru Miyamoto tinha desde a época do lendário – e cancelado – Star Fox 2 do SNES.

Entretanto, fiquei um pouco incomodado com a qualidade gráfica do jogo, principalmente temos depois quando soube que a Platinum Games está desenvolvendo o novo Star Fox. Apesar de compreender que o jogo ainda não está pronto, eu esperava uma qualidade gráfica maior, depois de ver trabalhos belíssimos como Super Mario 3D Land e MarioKart 8.

Ao menos Miyamoto está diretamente envolvido no projeto e a Platinum Games já nos provou que é capaz de compensar gráficos ruins com uma ótima jogabilidade. Então é aguardar até o final de 2015 pra ver no que é que dá.

Yoshi’s Wooly World

Por outro lado o belíssimo Yoshi’s Wooly World foi demonstrado novamente e vimos mais alguns detalhes bacanas de sua jogabilidade e do seu funcionamento com os Amiibos, enquanto ficamos invejando os Yoshis de pelúcia da mocinha que falava no evento… =P

O novo jogo do Yoshi será lançado em 16 de outubro.

Skylanders Superchargers

A Nintendo aproveitou para anunciar uma interessante parceria com a Activision, que originou o jogo Skylander Superchargers. As empresas fabricarão bonequinhos híbridos que funcionarão para as duas plataformas: basta girar uma chavinha na parte de baixo do boneco e ele funcionará em modo Skylander ou em modo Amiibo.

Skylander Superchargers será lançado em 20 de setembro para Wii U.

The Legend of Zelda: Triforce Heroes

O 3DS também receberá títulos novos. Bebendo da fonte do Four Swords, The Legend of Zelda: Triforce Heroes é um jogo multiplayer onde até 3 jogadores deverão superar desafios e vencer calabouços trabalhando em equipe. O jogo será lançado ainda este ano.

Xenoblade Chronicles X

Xenoblade Chronicles X será lançado exclusivamente para Wii U em 4 de dezembro deste ano… e está ficando cada vez mais bonito!

Metroid que não é Metroid…

Dois outros jogos que chamaram a atenção pelos motivos errados foram anunciados para o 3DS. A ser lançado em 2016, Metroid Prime: Federation Force é um jogo multiplayer onde você controlará robôs cartunescos em um jogo com gráficos que parecem muito com o antigo Metroid Prime Hunters do DS.

Incluso nesse jogo virá Metroid Prime: Blast Ball, aquele jogo de tiro misturado com futebol que vimos no Nintendo World Championship (e que a Nintendo parece ter colocado o nome de Metroid de última hora pra chamar atenção em cima da marca).

Então foda-se a Samus nessa geração, Nintendo? É isso mesmo? ¬¬

Animal Crossing: Amiibo Festival e Happy Home Designer

Dois novos títulos da franquia Animal Crossing estão chegando, um para cada console da Nintendo. Amiibo Festival, para Wii U será um jogo de tabuleiro ao estilo Mario Party com suporte aos Amiibos, enquanto Happy Home Designer será centrado na construção e decoração da casinha perfeita.

O jogo para 3DS será lançado em 25 de setembro, enquantoque o título para Wii U só sairá no natal.

Mario Tennis Ultra Smash

Teve também um rápido vídeo de Mario Tennis: Ultra Smash, também a ser lançado no fim do ano para o Wii U.

Super Mario Maker

Em meio a uma apresentação bem xôxa, ao menos um jogo interessante recebeu atenção especial do Nintendo Digital Event, ainda mais depois daquela finalíssima espetacular no World Championship: Super Mario Maker foi amplamente apresentado, com Shigeru Miyamoto explicando as inspirações que ele teve para conceber o editor (folhas quadriculadas. Nada mais natural! ^^) e nos dando uma bela aula de game design.

Os donos de Wii U poderão criar sua fase mortífera de Mario perfeita a partir de 11 de setembro desse ano.

Mario & Luigi: Paper Jam

Por fim, Mario & Luigi Paper Jam foi revelado. Pela primeira vez um crossover de dois universos Mario vai acontecer, em mais um RPG para 3DS que promete ser bem divertido e cativante, a ser lançado somente em 2016.

É, Samus… não foi dessa vez. =/

E esta foi a apresentação da Nintendo para a E3 2015. Foi decepcionante ver a casa do Mario mais uma vez ignorar os apelos dos fãs por um novo Metroid e um novo F-Zero, além de não vermos nada relacionado aos jogos mobile da DeNA. Mas pelo menos foi divertido ver as palhaçadas das marionetes de Iwata, Reggie e Miyamoto ao longo da apresentação.

Resta-nos aguardar que o Wii U descanse em paz e ver o que sairá do vindouro Projeto NX – e nos divertirmos com os poucos jogos bacanas a serem lançados nesse meio tempo.