PGW 2017: Resumo da conferência da Sony

Oficialmente o Paris Games Week 2017 só começa a partir de 1º de novembro, mas já a partir de hoje as novidades começaram a pipocar. A Sony resolveu executar hoje sua conferência neste evento, reforçando anúncios da E3 desse ano e trazendo algumas novidades bem bacanas para o restante de 2017 e além.

Aliás, é notável a grande quantidade de anúncios na conferência da Sony nesta PGW – tanto na própria conferência, quanto no pré-show de 1 hora de duração que ocorreu antes – a ponto de me deixar um bocado despreparado na hora do livetweet! Apesar disso, a percepção que eu tive é de que a Sony ainda não mostrou todo seu poder de fogo, deixando sobrar alguma provável surpresinha bacana para a PlayStation Experience, que vai rolar em dezembro.

Portanto, resolvi deixar alguns anúncios de fora deste resumão e destacar apenas os jogos que eu achei mais dignos de nota. Segue nas próximas linhas algumas das últimas novidades em games exibidos pela gigante japonesa na PGW 2017.

Pré-show

Guacamelee 2 – 2018

Logo de cara a Sony começa seu pré-show abrindo um sorriso no rosto de todo mundo com o anúncio de Guacamelee 2. Além de novas e inventivas maneiras de transitar entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, uma das novidades é o jogador poder se transformar em uma galinha porradeira!

The Hong Kong Massacre – 2018

Com um belo visual que lembra bastante Hotline Miami, The Hong Kong Massacre também foi anunciado nesta conferência e promete colocar o jogador na pele de um mafioso no meio de uma guerra entre as Tríades.

LocoRoco 2 Remastered – 9 de dezembro de 2017

Um grande e divertido clássico do PlayStation Portable está de volta! Agora LocoRoco 2 terá suporte a resolução em 4K. A pré-venda já está disponível.

Resident Evil 7: Not a Hero – 12 de dezembro de 2017

O aguardado DLC gratuito Not a Hero chegará a todos os donos de Resident Evil 7 ainda este ano. Além disso, também foi anunciada a Gold Edition do survival horror da Capcom, com todo o conteúdo extra incluso, mais o inédito DLC End of Zoe.

Final Fantasy XV: Episode Ignis – 13 de dezembro de 2017

Mais uma expansão focada em um dos protagonistas do décimo quinto Final Fantasy está para chegar em dezembro. Destaque para a trilha sonora de Episode Ignis, desta vez composta por Yasunori Mitsuda (que compôs as trilhas de Chrono Trigger, Chrono Cross e Xenogears, entre outros grandes jogos).

Oure – Já disponível

Um dos últimos anúncios do esquenta promovido pela Sony foi Oure: um jogo onde você poderá cavalgar um dragão e voar por entre as nuvens, com uma direção de arte que lembra os belíssimos Journey e Abzû.

Conferência da Sony

Ghost of Tsushima – Sem data de lançamento

O primeiro anúncio da conferência foi bem impressionante: o estúdio Sucker Punch promete muita ação e furtividade em Ghost of Tsushima.

Em 1274 Mongóis invadem a ilha de Tsushima, no Japão, dizimando a população e dominando o território. Como um ex-samurai, você deverá se tornar um ninja e lutar para aniquilar os invasores e vingar seu povo.

Concrete Genie – 2018

No belo Concrete Genie, você usará um pincel mágico para interagir e transformar o mundo à sua volta, em um jogo que relembra bastante títulos como Epic Mickey e Okami.

Erica – Sem data de lançamento

Os jogos em Full Motion Video haviam sumido por décadas, mas parece que eles estão voltando cada vez melhores, se aproveitando da atual tecnologia para contar instigantes histórias. Erica é uma nova demonstração desse tipo de jogo, a ser lançado para PlayStation 4 em algum momento de 2018 (mas sem data de lançamento definida ainda).

O jogo usará a nova funcionalidade PlayLink (lançada em julho desse ano), que permite que os jogadores interajam com o jogo e joguem de forma cooperativa, usando seus smartphones em vez dos controles tradicionais.

Destiny 2: Curse of Osiris – 5 de dezembro

Mal Destiny 2 foi lançado e a Bungie já está mostrando mais serviço, anunciando o primeiro grande pacote de expansão para este jogo. Curse of Osiris promete trazer bastante conteúdo, incluindo um novo capítulo para sua campanha.

Monster Hunter World – 26 de janeiro de 2018

Monster Hunter World também dá o ar da graça na conferência da Sony, com uma demonstração de gameplay. Destaque para a participação especial de Aloy, a protagonista de Horizon: Zero Dawn, como personagem jogável (mas somente no PS4, é claro)!

Call of Duty: WWII – 3 de novembro; DLC The Resistance – 30 de janeiro

Call of Duty: WWII tem não só sua data de lançamento anunciada, mas também a do primeiro DLC The Resistance, que chegará primeiro ao PS4 em 30 de janeiro (e só depois para as outras plataformas).

O trailer divulgado na conferência mostra o mapa Carentan, disponível pra todo mundo que comprar o season pass.

Spider-Man – 2018

O amigão da vizinhança está de volta! Dessa vez acompanhamos um pouco mais do Peter Parker e de como lidaremos com sua vida pessoal e escolar ao longo do jogo. Novamente Miles Morales aparece, mas muito brevemente neste trailer.

Detroit: Become Human – 2018

O novo título da Quantic Dream promete ser ainda mais tocante e dramático, a julgar pelo impactante trailer exibido hoje. Detroit: Become Human será lançado em 2018 e definitivamente chamou minha atenção dessa vez.

God of War – início de 2018

O curto trailer do novo God of War se limitou a mostrar um pouco de combate nesta conferência, mas só isso já foi bastante interessante: agora sabemos que o jovem garoto também irá lutar lado a lado com o Fantasma de Esparta!

The Last of Us: Part 2 – Sem data de lançamento

Encerrando a conferência com chave de ouro, a Sony nos brinda com um trailer de The Last of Us: Part II que deixou todo mundo com a pulga atrás da orelha no Twitter! Será que a mulher prestes a ser enforcada é mesmo a mãe da Ellie?? Ou há mais nessa história do que o trailer marotamente sugere?

***

Bom, essas foram algumas das novidades divulgadas pela Sony no início da tarde de hoje na Paris Games Week. Você pode conferir todos os trailers no canal oficial do PlayStation no YouTube, incluindo todos os trailers de novos jogos para o PlayStation VR. Destaque para o jogo de ação Blood & Truth, o jogo de terror com jogabilidade sensorial Stifled e a simulação de voo UltraWings, que lembra bastante o clássico PilotWings da Nintendo.

Agora é esperar por mais novidades da Sony na edição deste ano da PlayStation Experience. Nós também cobriremos esse evento e você pode consultar nosso calendário para aguardar e acompanhar conosco.

[A conferência da Sony na PGW 2017
pode ser (re)assistida na íntegra através deste link.]