No último final de semana foi realizada a primeira edição de um novo evento que vem para incrementar a agenda cultural da cidade do Natal. A Good Game Convention – ou GGCON, como também é conhecida – fez sua estreia trazendo uma boa variedade de atrações com uma estrutura modesta e uma organização esforçada.
O Conquista esteve presente para prestigiar a GGCON 2018 e ver como este evento se sai em sua primeira realização, que teve o patrocínio de empresas como a operadora de planos de saúde Unimed Natal e a fabricante de periféricos para gamers HyperX, bem como de organizações como o SESI-RN e Arena das Dunas.
Por questões pessoais, infelizmente eu não pude aparecer nos dois dias da GGCON (o evento foi realizado nos dias 24 e 25 de novembro) e compareci apenas no segundo dia, no domingo. Mas assim que eu entrei no setor Hospitalidade do estádio Arena das Dunas, fui positivamente surpreendido pela grande quantidade de coisas para fazer e de atrações para apreciar.
O espaço reduzido do pavilhão onde o evento ocorreu (imagine um corredor bem largo) não foi empecilho para a distribuição bacana das atividades oferecidas pela GGCON. Em um extremo do espaço se encontrava o palco onde foram realizadas as palestras e no outro extremo estava organizada a arena onde foram travados os torneios de eSports.
Espalhados no restante do espaço, havia um monte de videogames de todos os tipos, nos quais os visitantes puderam se divertir à vontade, bem como testar suas habilidades nos diversos torneios realizados. Cabe aqui um bom destaque à galeria de consoles clássicos oferecida pela organização do Museu do Videogame Potiguar, que disponibilizou uma parte de seu acervo para livre acesso e diversão. Dessa maneira, jogadores de todas as idades puderam experimentar um pedacinho da história dos videogames.
Os games independentes também tiveram seu espaço na GGCON: em um local reservado para a exibição de jogos indies, mais uma vez os desenvolvedores da comunidade PONG: Potiguar Indie Games marcaram presença e demonstraram seus trabalhos.
Tiago Fernando e Robson Talbone, da Demerara Games, demonstraram seu mais novo projeto chamado Sleight: trata-se de um jogo multiplayer de temática noir, no qual um jogador (no papel de detetive) tenta capturar o outro (que está jogando como um espião) antes que ele roube um dos rubis do cenário. Saulo Daniel e Ricardo Luiz, da Pippin Games, demonstraram os games Kawaii Deathu Desu (um game de ação bem eletrizante com menininhas de anime) e Fungi (um belo platformer inspirado no clássico Lost Vikings).
Também foi possível aproveitar para absorver conhecimento na GGCON, que ofereceu palestras bem interessantes sobre diversos assuntos. Entre as palestras disponíveis na programação do evento destacam-se uma sobre a importância e o benefício dos games na área da saúde, ministrada por Bartolomeu Fagundes; uma sobre experiências reais em tempos digitais, ministrada por Marcos Nery, Catarina Alcântara e Gabriel Negreiros; e uma sobre como a área da comunicação social poderá se adaptar para os desafios do futuro, ministrada por Erika Zuza, Lilian Muneiro e André Torquato.
Como ex-membro da organização de algumas convenções de cultura pop e videogame que rolavam aqui na cidade uns anos atrás, eu tenho uma boa ideia do quão difícil é organizar um evento como esse, especialmente quando os responsáveis geralmente não tem uma experiência prévia da temática do evento e do público-alvo que se deseja atingir.
Por isso fico feliz pelas coisas terem saído tão bem nesta primeira edição da Good Game Convention, que se provou uma opção de diversão, lazer e cultura bem organizada, bem estruturada e com uma boa variedade de atrações para todos os gostos. Fico na torcida para que a GGCON cresça e melhore ainda mais nos próximos anos!