Vem aí a Natal Game Jam 2019!

Como fazemos questão de lembrar por aqui, o RN já tem uma boa tradição no desenvolvimento de jogos independentes. Com grandes fenômenos como o Dolmen, propostas promissoras como o Chama e talentosas e criativas iniciativas como a comunidade PONG, o cenário indie potiguar se mostra cada vez mais forte e prodigioso a cada ano que passa.

No final deste ano haverá mais uma demonstração dessa força: em uma iniciativa até então inédita, será realizada nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, em meio às festividades do Natal em Natal, a primeira edição da Natal Game Jam.

A Prefeitura do Natal lançou no último dia 10/10 um edital para a realização do evento, que visa incentivar a produção local de jogos digitais. Dessa maneira, será realizada a primeira maratona de desenvolvimento de games natalense, com premiações para os jogos mais bem elaborados. O edital, já publicado no Diário Oficial, descreve uma seleção pública e prevê uma premiação total de 10 mil reais. Tal prêmio será dividido entre os 3 melhores jogos (5 mil reais para o primeiro colocado, 3 mil para o segundo e 2 mil para o terceiro).

O tema a ser seguido pelos desenvolvedores e equipes participantes durante a Natal Game Jam é relacionado a temáticas culturais locais. De acordo com publicação no blog oficial da FUNCARTE (Fundação Cultural Capitania das Artes):

[O jogo deverá incluir] em sua concepção e interface, elementos ficcionais, o paisagismo, os elementos históricos que constituem as referências culturais locais, tais como: lendas folclóricas, lendas urbanas, personagens históricos e populares, gastronomia cultural e diversidade

As inscrições para a Natal Game Jam já começaram desde o dia 10/10 (mesma data da publicação do edital) e vão até o dia 01/11. A divulgação dos vencedores será realizada no último dia da maratona. Todo mundo que tenha interesse em desenvolvimento de jogos pode participar.

Mais informações sobre a seleção pública e sobre a Natal Game Jam (incluindo instruções para inscrição e participação na maratona) no blog oficial da FUNCARTE e na edição do Diário Oficial do Município do dia 10/10.

[Com informações do OP9.]