BlizzCon 2019 – Os destaques do primeiro dia

A Blizzard tá com o cu na mão desde o ano passado, como bem se sabe. Depois de maltratar seus fãs mais cativos em 2018 e de cometer a burrada de punir um jogador profissional por se manifestar a favor da liberdade de Hong Kong este ano, ela tinha que fazer alguma coisa pra tentar deixar a própria imagem menos suja. Por isso o primeiro dia da BlizzCon 2019 não teve somente jogos como protagonistas das expectativas do público.

“Peço perdão pelo vacilo”

Antes de absolutamente qualquer coisa, o presidente da Blizzard J. Allen Brack subiu ao palco e se desculpou pela injustiça cometida com o jogador de HearthStone Ng “blitzchung” Wai Chung e com os apresentadores do torneio do qual blitzchung participava.

“Nós nos precipitamos em nossa decisão. E para piorar as coisas, demoramos demais para nos comunicar com vocês. Nós não cumprimos os altos padrões estabelecidos por nós mesmos. Nós falhamos em nosso propósito.

Peço desculpas e aceito a responsabilidade. Qual é exatamente o nosso propósito? A BlizzCon está demonstrando isso enquanto falamos. Nós desejamos unir o mundo através do entretenimento épico. Eu realmente acredito no poder positivo dos videogames.

Quando fazemos do jeito certo, criamos um território comum onde a comunidade pode se reunir para competir, se conectar e jogar, independente das coisas que nos dividem. A BlizzCon reuniu pessoas de 59 países do mundo todo no show de hoje. Isso é incrível! Este é o poder positivo dos videogames — transcender divisões entre nós.

Nós faremos melhor de agora em diante. Mas nossas ações serão mais importantes do que nossas palavras. Enquanto passeiam [pelo local do evento] neste fim de semana, espero que fique claro o quanto estamos comprometidos com as pessoas que estão se expressando. Nós vimos muitos de vocês se expressando na manhã de hoje.

Hoje vocês verão muito do trabalho duro da equipe da Blizzard. Eu estou pessoalmente orgulhoso do que estamos construindo e espero que vocês amem esse trabalho também.

Obrigado por se juntarem a nós.”

– J. Allen Brack, presidente da Blizzard Entertainment
Mei, heroina chinesa de Overwatch, acabou virando símbolo dos protestos contra a Blizzard Entertainment em Hong Kong

Eu vou conter um pouco o meu cinismo aqui – mas só um pouco. 😉 – e apenas dizer que espero que a Blizzard realmente faça algo mais do que ficar de discursinho. Pedidos de desculpas são atitudes honrosas e nobres, mas só valem realmente se forem sucedidos por uma mudança real de atitude.

A Blizzard podia começar mudando suas políticas e parando de banir competidores e profissionais relacionados dos seus torneios de eSports por suas ações e posicionamentos políticos, além de permitir que blitzchung e os apresentadores voltem a trabalhar nos torneios de HearthStone, em vez de apenas reduzir suas punições.

Mas sabemos bem que isso não vai acontecer, já que o precioso dinheiro Chinês sempre falará mais alto.

Os anúncios da BlizzCon

Enfim, o evento em si foi cheio de novidades interessantes, além de confirmações de vazamentos até bem óbvios. O mais interessante foi a divulgação de trailers tanto cinemáticos quanto de gameplay para praticamente todos os anúncios de maior porte.

Então, vamos a eles!

Diablo IV

Com uma surpreendente animação que beira o realismo – o que não é nada comum em animações da Blizzard, que sempre tiveram um peso maior no fantástico – Diablo IV é confirmado, apresentando um aspecto visual bastante sombrio (ao contrário do seu antecessor) e a nova e imponente vilã Lilith.

Seu trailer de gameplay apresentou três das classes que estarão presentes no novo jogo: Feiticeira, Bárbaro e Druida.

Tudo muito bonito, vistoso, bem feito, pipipi popopo… Eu só quero que a Blizzard desista do execrável DRM de conexão constante à internet em partidas single player dessa vez, ou vou ignorar esse jogo solenemente.

World of WarCraft: Shadowlands

A novidade para os apaixonados pelo mundo de Azeroth vem na forma da nova expansão Shadowlands para World of WarCraft. Sylvannas continua tocando o terror e agora ela resolveu peitar até o próprio Rei Lich. EITA!

O novo capítulo do MMORPG da Blizzard trará, como de costume, novas áreas para se explorar, novos equipamentos, novas masmorras e reides, e outras coisinhas mais! Destaque para o novo sistema de pactos/covenants e para uma reformulação no sistema de evolução por níveis.

A pré-venda de World of WarCraft Shadowlands já está disponível na loja da Blizzard. O lançamento está prometido para 2020.

HearthStone: Descent of Dragons

A nova coleção Descent of Dragons trará uma série de novas cartas recheadas de dragões ao jogo da Blizzard.

De olho na nova moda dos jogos de Auto Chess, HearthStone também receberá um novo modo de jogo chamado HearthStone Battlegrounds, no qual 8 jogadores poderão botar suas cartas pra sair na porrada.

Nota mental: tirar um dia pra jogar algum Auto Chess pra conhecer…

Overwatch 2

Mais um vazamento confirmado: Overwatch 2, a sequência que mais parece uma expansão do primeiro jogo, foi apresentado com mais uma daquelas animações dignas de Hollywood, novamente fazendo todo mundo desejar um longa metragem no cinema.

Overwatch 2 parece dar a impressão de que uma simples expansão já seria o bastante: ficou a dúvida, ao meu ver, se há algo nessa nova iteração que realmente justifique pagar preço cheio por Overwatch novamente.

Seja como for, entre as novidades estão finalmente um foco maior no single-player e nos modos PvE (jogador contra evento) cooperativos, além de um novo modo de jogo chamado Avanço, para o modo PvP. Uma reformulação no sistema de combate permitirá personalizações nas habilidades dos heróis e combinações de poderes durante as batalhas. Novos mapas e um visual aprimorado (tanto dos cenários quanto dos personagens) também farão parte do pacote.

Mas o mais interessante será a possibilidade de jogar partidas multiplayer com todo mundo que não quiser comprar Overwatch 2! Jogadores de Overwatch 1 e Overwatch 2 poderão se enfrentar normalmente em todos os mapas do primeiro jogo (que também estarão disponíveis no segundo). Para finalizar, todo o seu progresso – incluindo itens cosméticos comprados e ganhos em eventos, pontuações e registro de partidas, e outras informações – poderá ser migrado para o Overwatch 2, caso você resolva comprá-lo.

Me pergunto se a personalização de habilidades e os combos também funcionarão durante o multiplayer cruzado (talvez com uma atualização no primeiro jogo)…

Mas espere! Tem mais!

Também teve alguns anúncios menores intercalando os trailers e anúncios maiores que você conferiu aí acima.

  • World of WarCraft Classic receberá os chefes de mundo e o sistema de honra para partidas PvP em um update em breve;
  • Todos os visitantes da BlizzCon – inclusive quem comprou o ingresso virtual no Battle.Net – poderão acessar o beta da remasterização WarCraft III Reforged. O beta será liberado pra essa galera a partir da próxima quinta-feira (07/11);
  • StarCraft 2 receberá um novo Comandante Cooperativo: Arcturus Mengsk;
  • Todos os bonecos do Heroes of the Storm estão disponíveis gratuitamente durante a semana da BlizzCon.

Como a grana tá curta e eu não comprei ingresso nenhum, fico devendo cobertura do segundo dia da BlizzCon.