A partir de hoje publicaremos algumas indicações esporádicas de jogos independentes que estão sendo produzidos e precisam daquela forcinha marota para chamar a atenção do público. Falaremos um pouco dos jogos e de seus criadores em cada texto, bem como divulgaremos suas campanhas de crowdfunding caso já estejam no ar. Esperamos que gostem. ^^
Kubanacan era uma novela muito massa! Todo aquele climão caribenho praieiro de republiqueta das bananas, com ação, aventura, romance e um pescador que não gostava muito de vestir camisetas.
Doom e Quake eram jogos muito massa! Todo aquele climão tenebroso, com explosões, sangue, tripas, fases labirínticas, nenhuma história e um atirador que não gostava muito de sutileza na hora de matar monstros.
Arthur “Tuba” Zeferino é um desenvolvedor que escrevia sobre videogame em um blog muito foda massa! Ele gosta muito de Kubanacan e de jogos de tiro em primeira pessoa da década de 1990. Um belo dia ele resolveu meio que misturar essas duas coisas e fazer seu próprio jogo de tiro.
O resultado atende pelo nome de FISH: uma simpática e bem-humorada aventura que já em seus estágios iniciais de desenvolvimento está se mostrando um bocado promissora!
O jogo se passa na ilha paradisíaca de San Esteban, que foi invadida por homens-peixe piratas e o jogador controlará um pescador que tem um gancho no lugar de uma das mãos e que resolveu expulsar os malfeitores na bala. O jogo é fortemente inspirado nos clássicos jogos de tiro lançados para PC como Doom, Quake, Wolfenstein e outros.
A demonstração disponibilizada contém uma única e generosa fase, que já demonstra muito bem a proposta de FISH: a ação é frenética, com movimentação bem rápida e uma boa dose de desafio, como eram os FPS de antigamente. Além disso, a fase conta com vários corredores, portas, plataformas e salas, o que incentiva a exploração. Tudo embalado por um sambinha-rock muito bacana e efeitos sonoros bem carismáticos (sério, aperte ESC pra dar pausa no jogo pra tu ver uma coisa).
O mais legal é que você pode usar o gancho do pescador para agarrar objetos distantes e puxá-los para perto de si, bem como para subir em lugares altos, de forma bastante parecida com o ganchinho dos games da série Zelda. O gancho também puxa os próprios inimigos para que você possa dar um belo tiro em suas fuças escamosas com uma das várias armas de fogo disponíveis!
Eu nunca gostei muito desses jogos de tiro antigos porque eu sempre jogava muito mal: eu era um moleque que mal sabia segurar um mouse direito e sempre tinha dificuldade pra vencer os desafios desses jogos. Mesmo Quake 3 Arena – que foi o único game dessa época que eu curti – era complicadinho pra caramba e eu acabava largando o jogo poucas partidas depois e voltando pro meu emulador de GBA com Pokémon Yellow.
Por isso eu fiquei verdadeiramente animado com esse jogo: FISH tem uma atmosfera muito convidativa e uma jogabilidade bem agradável, que promete ser desafiador e nostálgico pra quem curtia os jogos clássicos, mas sem exagerar na dificuldade e prender a atenção de novos jogadores. Quero muito me aventurar e explorar mais a ilha de San Esteban e, enquanto não consigo uma graninha pra colaborar com o sucesso do projeto, resolvi ajudar tentando convencer você leitor(a) a ajudar.
FISH está sendo desenvolvido para Windows, Linux e Mac e abriu campanha de financiamento coletivo no IndieGoGo já há um tempinho. Saiba mais sobre esse interessante e divertido jogo em fishpersonshooter.com, baixe a demonstração no itch.io e colabore para que esta grande ideia ganhe vida!
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Você também é desenvolvedor independente e quer uma forcinha pra divulgar o seu trabalho? Manda uma mensagem pra gente! Ficaremos felizes em ajudar. ^^
[Arte da imagem de destaque por Bruno Atanasio.]